CIRRUS SR20

CIRRUS SR20 (A PARTIR DE 1998)
CIRRUS SR20 G2 (A PARTIR DE 2003)
CIRRUS SR20 G3 (A PARTIR DE 2008)
CIRRUS SR20 G6 (A PARTIR DE 2016)

INTRODUÇÃO
Logo acima, uma bela imagem do Cirrus SR20, uma aeronave fácil de pilotar, segura e econômica, um sucesso de vendas da Cirrus Aircraft. Logo abaixo, mais uma bonita imagem do Cirrus SR20, dessa vez sobrevoando uma grande metrópole. A aeronave possui características de flexibilidade operacional para pousar e decolar facilmente em pistas de pouso curtas e / ou médias de aeroportos centrais de grandes metrópoles.
O Cirrus SR20 é uma segura, econômica e bonita aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três ou quatro passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo do modelo e do ano de fabricação, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 1990 pela Cirrus Aircraft, atualmente uma das maiores, mais populares e mais conceituadas fabricantes de aeronaves executivas de pequeno porte do mundo.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de aeronaves monomotoras a pistão para uso executivo, de turismo e de passeio são os pequenos Cessna 172 Skyhawk e Cessna 182 Skylane, Piper PA-28R Arrow, Maule MXT-7-180, Mooney M20U Ovation e Mooney M20V Acclaim, todos com motorização a pistão e todos com capacidade para viagens intermunicipais e interestaduais.

Vários modelos usados também concorrem ou competem diretamente com o Cirrus SR20, entre eles o Socata TB-200 Tobago, fabricado na França pela então Socata, conhecida atualmente como Daher Socata.

A CIRRUS AIRCRAFT

A Cirrus Aircraft é uma grande, inovadora e ousada fabricante norte-americana de aeronaves de pequeno porte fundada nos Estados Unidos em 1984 pelos projetistas Dale Klapmeier e Alan Klapmeier, com apoio técnico de Jeff Viken. Atualmente, a Cirrus Aircraft é propriedade da grande fabricante estatal chinesa CAIGA - China Aviation Industry General Aircraft, mas a Cirrus fabrica as suas aeronaves nos Estados Unidos.

Atualmente, a Cirrus Aircraft é uma das maiores fabricantes de aviões monomotores a pistão do mundo, com mais de 7.000 unidades fabricadas desde sua fundação. A Cirrus é considerada uma das mais inovadoras, ousadas e sofisticadas fabricantes de aeronaves leves a pistão do mundo. Atualmente, a sede da Cirrus Aircraft está localizada em Duluth, no estado americano de Minnesota.

A Cirrus Aircraft, conhecida também como Cirrus Design, é mais conhecida atualmente por equipar os seus modelos de monomotores leves a pistão com o CAPS – Cirrus Airframe Parachute System, ou, traduzindo, Sistema de Paraquedas Cirrus, que pode ser acionado em voo caso o único motor falhe. Segundo o fabricante, até hoje esse sistema de segurança foi acionado em voo muitas vezes nos aviões da marca Cirrus e conseguiu salvar mais de 150 pessoas a bordo das aeronaves acidentadas.

As principais concorrentes da Cirrus Aircraft são a americana Textron Aviation, proprietária das marcas Cessna e Beechcraft, de aviões monomotores e bimotores a pistão e turboélice; a também americana Piper Aircraft, uma grande fabricante de aeronaves monomotoras e bimotoras a pistão e turboélice; a francesa Daher Socata, fabricante dos monomotores turboélices para uso executivo da família TBM; a americana Mooney Aircraft, fabricante de monomotores a pistão; e a americana Maule Aircraft, fabricante de monomotores a pistão.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o moderno cockpit do Cirrus SR20, com os aviônicos EFIS da Avidyne, modelo Entegra, disponível como item de série a partir de 2004, na versão Cirrus SR20 G2, homologado para voos por instrumentos. Logo abaixo, o interior razoavelmente confortável do mesmo modelo de aeronave, com acabamento caprichado, um dos monomotores a pistão de pequeno porte mais seguros do mundo.

O Cirrus SR20 é uma segura, econômica e bonita aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com moderna construção monocoque em material composto, com trem de pouso triciclo fixo e sem pressurização, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três ou quatro passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo do modelo e do ano de fabricação, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 1990 pela Cirrus Aircraft, uma das mais populares fabricantes de aviões executivos de pequeno porte do mundo.

Ele é o modelo original da família Cirrus SR, composta também pelo seu irmão mais potente Cirrus SR22, do mesmo tamanho, um grande sucesso de vendas da marca americana. Ele foi o primeiro modelo de avião certificado e com fabricação seriada a incluir o conceito EFIS – Electronic Flight Instrument System, conhecido também como cockpit de vidro, como item de série a partir de 1998; o primeiro modelo de avião a incluir, como item de série, o sistema CAPS – Cirrus Airframe Parachute System ou paraquedas balístico de segurança, para ser acionado em caso de falha do único motor; o primeiro com uma combinação de construção da fuselagem em material composto de vibra de vidro e longarina em material composto de fibra de carbono; o primeiro com asas de duplo perfil para tornar ainda mais dóceis pousos e decolagens; e o primeiro com sidestick de comando de voo em um avião de pequeno porte a pistão.

O pequeno Cirrus SR20 é uma das melhores opções de avião a pistão disponíveis atualmente no mercado mundial de aeronaves novas e no mercado mundial de aeronaves usadas, uma aeronave fácil de pilotar, econômica, com manutenção simples e barata, um dos mais modernos e seguros modelos de aviões leves disponíveis no mercado, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros adultos ou um piloto e três passageiros adultos e uma criança, dependendo do modelo e do ano de fabricação, homologado dentro das regras de certificação FAR PART 23, para aeronaves de pequeno porte de uso geral, para transporte de passageiros, tanto de empresas de táxi-aéreo como de proprietários particulares e empresas que precisam transportar seus executivos para visitas às suas filiais, fornecedores e revendedores. Versões civis e militares de treinamento também foram fabricadas.

Ele está homologado para voos IFR - Instrument Flight Rules, os voos por instrumentos, e pode ser operado por apenas um piloto. Desde o início de sua fabricação seriada, na década de 1990, ele foi equipado com uma das mais modernas e completas cabines de comando disponíveis para pequenos aviões a pistão, com aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, que é um conjunto de instrumentos digitais de voo, capazes de tornar as viagens mais seguras e precisas. As versões posteriores do Cirrus SR20, entre elas o Cirrus SR20 G2, possuem conjuntos de aviônicos EFIS ainda mais modernos e completos.

A partir da década de 1990, o objetivo da Cirrus Aircraft era introduzir no mercado aeronáutico mundial um modelo de aeronave à frente de seu tempo, introduzindo tecnologias avançadas de construção, com níveis de conforto e refinamento bastante razoáveis para a época, o primeiro modelo certificado de aeronave de pequeno porte com fuselagem e asas em material composto, principalmente a fibra de vidro, com longarinas de fibra de carbono, capazes de suportar esforços de até 3,8 G, como, por exemplo, no caso de um pouso mais duro.

Atualmente, os aviões da família Cirrus SR são fabricados em três versões, o Cirrus SR20 G6, com motorização aspirada a pistão Lycoming IO-390, com 215 hp de potência disponível na decolagem; o Cirrus SR22 G6, com motorização aspirada a pistão Continental IO-550, com 310 hp de potência disponível na decolagem; e o Cirrus SR22 G6 T, com motorização turbo a pistão Continental TSIO-550, com 315 hp de potência disponível na decolagem; As três aeronaves são semelhantes em quase tudo, exceto na motorização, que é diferente para cada uma delas. Portanto, os números de desempenho também são diferentes.

VERSÕES DO CIRRUS SR20

Logo acima e logo abaixo, o Cirrus SR20 tem flexibilidade operacional para frequentar aeroportos de grandes metrópoles, pequenos aeroportos ou aeródromos de cidades do interior e, ainda, pequenas pistas de pouso de fazendas espalhadas pelo interior do país. Fácil pilotagem, manutenção simples e barata, robustez estrutural e baixo consumo de combustível estão entre suas principais características.

De modo geral, o modelo Cirrus SR20 e suas versões subsequentes são econômicas aeronave monomotoras a pistão de pequeno porte com um elegante design de linhas fluidas, para uso executivo, de turismo e de passeio. Inicialmente, na década de 1990, o projeto foi submetido a rigorosos testes de robustez estrutural e confiabilidade dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico, inclusive com a certificação dos assentos para suportar impactos com o solo de até 27 G, em casos de emergência.

Eles possuem asas com duas longarinas, sendo a principal delas em fibra de carbono; trem de pouso triciclo fixo com carenagens nas rodas, o que lha dá um aspecto gracioso e melhora a aerodinâmica; sidesticks no cockpit, para controle de voo; motor a pistão com hélice tripá, todos aspirados; e sistema de segurança CAPS – Cirrus Airframe Parachute System, o paraquedas de segurança.

Entre as características principais deles está a boa ergonomia, elogiada por muitos pilotos e usuários, com ajustes de altura da base do assento do piloto e de inclinação do seu encosto. Além disso, os modelos possuem luzes de leitura no teto, vários bocais de saída de ar para melhor ventilação interna da cabine.

De modo geral, as velocidades de cruzeiro variam entre 280 km/h, nos primeiros modelos, e 300 km/h, nos modelos mais recentes.

CIRRUS SR20

O gracioso Cirrus SR20, o modelo original da família, foi lançado em 1994 e, alguns anos depois, em 1998, após um intenso programa de desenvolvimento, liderado pelo projetista James Griswold, foi certificado pela FAA – Federal Aviation Administration e passou a ser fabricado em série. Esse moderno avião monomotor é um modelo totalmente original, ou seja, inédito, e foi usado como base para dar origem às versões Cirrus SR20 G2, Cirrus SR20 G3 e a versão atual Cirrus SR20 G6, cada uma delas apresentando várias melhorias, principalmente no aspecto de aviônicos. Esse modelo original é tracionado por um motor Continental IO-360-ES aspirado, de seis cilindros na posição boxer, com 200 hp de potência disponível na decolagem, com hélice da marca Hartzell, com três pás

Esse avião foi fabricado nos Estados Unidos pela Cirrus Aircraft entre 1998 e 2003, com centenas de unidades fabricadas. Ele foi um sucesso imediato de vendas da marca americana. Com um olhar atento percebe-se que praticamente não há diferenças estéticas externas entre o Cirrus SR20 e seus irmãos Cirrus SR22 e Cirrus SR22 T, este com motorização turbo. Não é um avião grande, mas é gracioso, bonito, bem projetado e bem fabricado. Ele deixa uma boa impressão por onde passa.

Não é uma aeronave básica, pelo contrário, juntamente com seus irmãos mais novos eles estão entre os modelos de aviões monomotores a pistão mais modernos, refinados e completos que existem, com assentos em couro e homologados para voos por instrumentos. Desde o início da fabricação seriada do Cirrus SR20 ele já saía de fábrica equipado com um moderno conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, com a tela multifuncional Arnav e a tela navegadora Garmin GNS 430 fixada no console central, com GPS e Nav / Com.

Ele está equipado também com piloto automático S-Tec 55, IAS, VSI, horizonte artificial analógico, turn & bank, altímetro e giro direcional. Os cintos de segurança são de quatro pontos. A instalação de um TCAS e um stormscope em uma oficina autorizada, a pedido do proprietário da aeronave, é altamente recomendada, para o caso de algumas unidades que saíram de fábrica com pacotes básicos de aviônicos VFR, conhecidas no meio aeronáutico como sub-versões Cirrus SR20 “A”.

O sistema de paraquedas de emergência do Cirrus SR20 é fabricado pela empresa americana BRS Aerospace, que até o momento vendeu mais de 35.000 unidades para serem instaladas em aeronaves de pequeno porte, de diversas marcas e modelos. Ele está disponível também para ser instalado por meio de retrofit em aeronaves monomotoras de pequeno porte usadas das marcas Cessna, Glasair e Lancair.

Segundo a fabricante BRS Aerospace, até o momento mais de 400 pessoas a bordo de aviões, de diversas marcas e modelos, foram salvas quando o sistema de paraquedas de emergência foi acionado após falha grave de funcionamento do único motor; após perda dos controles de voo, por algum motivo; após colisão com pássaros; e após falha estrutural; entre outros casos.

Segundo o fabricante, esse modelo foi certificado inicialmente com peso máximo de decolagem de 1.325 kg, posteriormente aumentado para 1.360 kg, o que lhe permite decolar com tanques cheios, ao sol do meio dia, com o piloto, dois passageiros adultos e uma criança, e viajar até 1.400 quilômetros, com reservas e sem necessidade de paradas para reabastecimento no meio do caminho, decolando de uma pista de pouso com apenas 1.000 metros de comprimento. A velocidade padrão de decolagem (Vr) é de 140 km/h em dias frescos e 150 km/h em dias quentes, talvez um pouco menos, dependendo do número de passageiros e bagagem a bordo, da altitude do aeródromo ou aeroporto e do volume de combustível nas asas.

Em dias quentes, com a cabine lotada de passageiros adultos e bagagem não é possível decolar com os tanques cheios. Neste caso, o alcance é reduzido para 1.000 quilômetros, com reservas, o suficiente para decolar de Campinas – S.P., Jundiaí – S.P. Sorocaba – S.P. ou Bragança Paulista – S.P., por exemplo, e viajar até Coxim – M.S., por exemplo, sem necessidade de parada no meio do caminho para reabastecimento, em uma viagem de aproximadamente três horas e meia.

CIRRUS SR20 G2

O Cirrus SR20 G2 é uma moderna aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 2000 pela Cirrus Aircraft, que utilizou como base para sua criação o modelo original Cirrus SR20, um sucesso de vendas.

Ele é um modelo diretamente derivado do Cirrus SR20, é a primeira versão modernizada dele, mantendo a econômica motorização americana Continental IO-360 aspirada, mas introduzindo a então nova tecnologia de aviônicos EFIS Avidyne Entegra, com duas telas de cristal líquido no painel principal, uma PFD – Primary Flight Display e uma MFD – Multi Function Display, complementadas pela tela Garmin GNS 430, com as funções de GPS, NAV e Com. Ela começou a ser fabricada em série em 2003 e foi um sucesso imediato de vendas.

A tela primária de cristal líquido incorpora uma variedade de informações essenciais ao voo, incluindo HSI, altitude, horizonte, altímetro, velocímetro e variômetro ou climb. A tela secundária, conhecida também como tela multifuncional, incorpora uma variedade de informações importantes para o voo, incluindo o moving map, dados de funcionamento do motor, combustível, rota e destino, stormscope, TCAS – Traffic Collision Avoidance System ou Skywatch, esses dois sistemas de prevenção de colisão, e o GPWS – Ground Proximity Warning System.

A instalação de um TCAS – Traffic Collision Avoidance System ou Skywatch e GPWS – Ground Proximity Warning System em uma oficina autorizada, a pedido do proprietário da aeronave, é altamente recomendada, para o caso de algumas unidades que saíram de fábrica com pacotes básicos de aviônicos, conhecidas no meio aeronáutico como Cirrus SR20 SRV.

O aparelho de ar condicionado foi vendido como opcional para os modelos Cirrus SR20 G2. O ar quente é um item de série nesses modelos.

CIRRUS SR20 G3
O Cirrus SR20 G3 é uma moderna aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 2000 pela Cirrus Aircraft, que utilizou como base para sua criação o modelo Cirrus SR20 G2, um sucesso de vendas.

Ele é um modelo diretamente derivado do Cirrus SR20 G2, é a segunda versão modernizada do Cirrus SR20, mantendo a econômica motorização americana Continental IO-360 aspirada e mantendo tecnologia de aviônicos EFIS Avidyne Entegra, com duas telas de cristal líquido no painel principal, uma PFD – Primary Flight Display e uma MFD – Multi Function Display. Ela começou a ser fabricada em série em 2008 e foi um sucesso imediato de vendas.

A principal diferença entre o Cirrus SR20 G2 e o Cirrus SR20 G3 é a asa melhorada do Cirrus SR20 G3, mais eficiente, que resultou em um pequeno aumento no peso máximo de decolagem para 1.380 kg e um pequeno aumento na velocidade de cruzeiro para 300 km/h, em relação aos modelos anteriores. Além disso, foi introduzido o navegador Garmin GNS 430W, com VHF e VOR / LOC / ILS.

CIRRUS SR20 G6

O Cirrus SR20 G6 é uma moderna aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três ou quatro passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 2010 pela Cirrus Aircraft, que utilizou como base para sua criação o modelo Cirrus SR20 G3.

O pequeno Cirrus SR20 G6 é o modelo diretamente derivado do Cirrus SR20 G3, com algumas diferenças em relação ao seu antecessor, entre elas a motorização a pistão americana Lycoming IO-390-C3B6 aspirada, com potência de 215 hp disponível na decolagem, e a novíssima tecnologia de aviônicos EFIS Garmin Perspective, com duas telas de cristal líquido no painel principal, uma PFD – Primary Flight Display e uma MFD – Multi Function Display. Ela começou a ser fabricada recentemente e já é um sucesso de vendas.

Foram introduzidas tecnologias avançadas, entre elas o SVT – Sintetic Vision Technology, que permite ao piloto visualizar na tela uma imagem sintética do terreno sobrevoado; ELT melhorado; imagens meteorológicas XM Weather; piloto automático GFC 700; duplo GPS, com Waas, VHF, VOR e ILS; ETAWS, um equipamento de aviso sobre proximidade com o solo, para evitar colisões; entre vários outros.

Além disso, ele possui dois alternadores (geradores de energia elétrica); e sistema de detecção de hipóxia (falta de oxigenação no cérebro, com consequente perda de consciência), que baixa automaticamente a altitude da aeronave para níveis mais adequados; botão azul de nivelamento automático; proteção anti estol; e hélice tripa de fibra de carbono;

A aeronave possui quatro tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis, incluindo smartphones.

Os números de desempenho melhoraram, inclusive com peso máximo de decolagem aumentado para 1.428 kg.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Os modelos da família Cirrus SR estão entre os mais inovadores projetos aeronáuticos da década de 1990. Desde então eles estão na vanguarda tecnológica. Um dos mais impressionantes equipamentos disponíveis no Cirrus SR20, e que eleva o nível de segurança da aeronave, é o paraquedas fabricado pela empresa BRS - Ballistic Recovery Systems, que conectado por resistentes peças à fuselagem da aeronave permite ao aviador um procedimento de emergência com acionamento em voo, caso o único motor disponível falhe.

Além disso, o material composto (combinação de diferentes materiais, entre eles a fibra de carbono, a fibra de vidro e a resina epóxi) usado na construção da fuselagem e asas desses modelos de aeronaves desgasta menos que o alumínio, não sofre corrosão porque não é metal, é mais leve e mais resistente que estruturas em alumínio e ligas metálicas, entre outras vantagens.

Para completar o pacote tecnológico, cada asa dos aviões da família Cirrus SR possui dois bordos de ataque diferentes, para melhorar ainda mais o comportamento da aeronave em baixas velocidades, principalmente nas aproximações e pousos.

MERCADO

A família de aeronaves Cirrus SR é um grande sucesso de vendas no mercado mundial de aeronaves leves a pistão, com mais de 7.000 unidades fabricadas, incluindo os modelos Cirrus SR20, Cirrus SR22 e Cirrus SR22 T, a consequência natural de uma feliz combinação de características positivas de robustez estrutural, manutenção simples e barata, baixo consumo de combustível, design atraente, modernidade e preço de aquisição competitivo.

O modelo Cirrus SR20 e seu irmão com motorização mais potente Cirrus SR22, ambos parecidos, são criações da indústria Cirrus Aircraft estadunidense. São projetos inteiramente novos que utilizam de forma intensiva o material composto, são mais robustos que aeronaves de mesmo tamanho e capacidade construídas em alumínio e ligas metálicas.

A construção da fuselagem e das asas em material composto do Cirrus SR20, combinada com as tradicionais motorizações a pistão Continental IO360 aspirada e Lycoming IO390 também aspirada resultam numa significativa economia de combustível e baixo custo de manutenção. É, atualmente, um dos modelos de aeronaves leves para uso executivo, de turismo e de passeio mais vendidos nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e no Brasil.

Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, o Cirrus SR20 e suas versões são usados por muitos agricultores e pecuaristas brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores. Mais de 1.330 unidades do Cirrus SR20 e suas versões foram fabricadas desde 1998, principalmente para clientes nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e no Brasil.

A Cirrus Aircraft é representada no Brasil pela Plane Aviation, localizada em Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, que também representa no Brasil a fabricante americana de monomotores a pistão Maule Aircraft. É um dos maiores revendedores da Cirrus Aircraft fora dos Estados Unidos e também presta serviços de manutenção para toda linha de aviões da marca Cirrus.

Entre os seus concorrentes certificados, o que mais se aproxima do conceito de aeronave monomotor leve fabricada em material composto está o sofisticado e robusto monomotor Cessna TTX, anteriormente conhecido como Columbia 400, o avião leve a pistão, certificado e fabricado em série, mais veloz do planeta, e, assim como o Cirrus SR22 e o Cirrus SR20, é quase totalmente construído em material composto.

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.

Os aviões da família Cirrus SR, incluindo o Cirrus SR20 e suas versões, o Cirrus SR22 e suas versões e o Cirrus SR22 T, todos tracionados por motores a pistão estão há cerca de 20 anos no mercado, em produção seriada e ininterrupta, com mais 7.000 unidades fabricadas e vendidas. Eles estão entre os modelos de monomotores a pistão mais bem sucedidos da história da aviação, sendo bem aceitos também no mercado brasileiro, com cerca de 378 unidades registradas aqui em 2017, a grande maioria atualmente em operação, principalmente no transporte intermunicipal e interestadual de brasileiros, em rotas domésticas.

Na década de 1990, um dos objetivos da Cirrus Aircraft era criar uma das melhores combinações de recursos tecnológicos de segurança em um monomotor a pistão do mercado aeronáutico, com a tecnologia disponível naquela época, com cockpit digital completo para voos por instrumentos, com a robustez estrutural da fuselagem em material composto sobre uma estrutura de gaiola santo antonio e asas em material composto, entre outros recursos tecnológicos.

Na década de 1990, entre os objetivos da Cirrus Aircraft estava criar, desenvolver e fabricar um dos mais seguros aviões monomotores disponíveis no mercado mundial. Até o momento, o pequeno monomotor a pistão Cirrus SR20 e suas versões se envolveram e/ou foram envolvidos em 34 acidentes graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 3% do número total de aeronaves fabricadas.

ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS FATAIS
ACIDENTES
CAUSAS PREDOMINANTES
5
Estol (perda de sustentação) causado por inexperiência do piloto em comando, com velocidade inadequada, durante treinamento
4
Falha de funcionamento do motor
3
CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo
3
Desorientação espacial sob mau tempo
2
Pouso mal executado (inexperiência da tripulação)
2
Colisão de tráfego
1
Subida mal planejada e mal executada, com velocidade insuficiente em terreno montanhoso
1
CFIT / Confusão nas comunicações entre piloto, controladores de voo e torre, com impacto sobre terreno montanhoso
1
Decolagem mal executada, sem flaps
1
CFIT em voo noturno
1
Pouso não autorizado em pista temporariamente interditada, sob manutenção
1
Desorientação espacial em voo noturno, causada por inexperiência da tripulação
1
Excesso de peso



Não foram levados em consideração neste cálculo os casos com investigações inconclusivas, e os casos de acidentes ocorridos durante as fases de desenvolvimentos desses modelos de aeronaves, entre mais algumas exceções.

Observou-se durante esta pesquisa pelo menos dois casos em que os operadores não souberam usar corretamente os flaps em operações de pouso e de decolagem. Em outro caso, durante uma subida inicial, o piloto recolheu os flaps em velocidade inadequada, o que provocou um estol.

Como se trata de uma aeronave com potência limitada, é recomendável redobrar os cuidados com formações meteorológicas pesadas em voo de cruzeiro, evitando-as.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CIRRUS SR20
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 280 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-360-ES aspirado (200 hp);
  • Hélice: Hartzell (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Aviônicos: EFIS Arnav, com Garmin GNS 430;
  • Certificação: FAR / PART 23 / 1998;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Climb (subida): Aprox. 250 metros / minuto;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 42 litros / hora (75% potência / lotado);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.360 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 148 mil (usado / bom estado de conservação);

CIRRUS SR20 G2
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 280 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-360-ES aspirado (200 hp);
  • Hélice: Hartzell (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Aviônicos: EFIS Avidyne Entegra;
  • Aviônicos: MFD EX5000C e GNS 430 (GPS, NAV e Com);
  • Certificação: FAR / PART 23 / 2003;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Climb (subida): Aprox. 250 metros / minuto;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 42 litros / hora (75% potência / lotado);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.360 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);

CIRRUS SR20 G3
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 290 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-360-ES aspirado (200 hp);
  • Hélice: Hartzell (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Aviônicos: EFIS Avidyne Entegra;
  • Aviônicos: MFD EX5000C e GNS 430W (GPS, VOR, ILS e VHF);
  • Certificação: FAR / PART 23 / 2008;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Climb (subida): Aprox. 250 metros / minuto;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 42 litros / hora (75% potência / lotado);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.380 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 320 mil (usado / bom estado de conservação);

CIRRUS SR20 G6
  • Capacidade: 1 piloto e 3 ou 4 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 300 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming IO-390-C3B6 aspirado (215 hp);
  • Hélice: Hartzell (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Aviônicos: EFIS Garmin Perspectiv;
  • Certificação: FAR / PART 23 / 2017;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Climb (subida): Aprox. 250 metros / minuto;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 42 litros / hora (75% potência / lotado);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.360 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 625 mil (novo);

ONDE COMPRAR

TRÊS VISTAS


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrus_SR20
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cirrus_SR20
  • Cirrus Aircraft (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)